domingo, 4 de dezembro de 2011

Chrome é o segundo... Por enquanto

Azul: Explorer, amarelo: Firefox, verde: Chrome

O Google Chrome é um navegador criado pela empresa Google (jura?) em 2008. O Chrome usa uma interface fácil de ser usada, além de ser muito atraente. Em 2008, o Internet Explorer, criado pela Microsoft em 1995, detinha a maior fatia do mercado de navegadores. Logo atrás vinha o Mozilla Firefox, da Mozilla Foundation, criado em 2004. Existem até boaos que o Mozilla era o mais usado e na época era uma alternativa ao Explorer. Mas eis que surge o Chrome e ele foi bem aceito pelos nets. Hoje ele detém 25,69% dos usuários. O Firefox tem 25,23% e o Explorer tem 40,63%. Mas muitos especialistas preveem que o Chrome irá brigar com o Explorer pelo primeiro lugar em alguns anos. Por, exemplo, nosso blog registra 50% de acessos via Chrome, 33% do Firefox, 13% do Explorer e 2% do Opera.
Outros navegadores como o Safari, da Apple, ambém cresceram: em 2006 tinha cerca de 2% do mundo e hoje detém por volta de 6,3%. Um crescimento de mais de 300%. Para o consumidor, a diversidade de navegadores é boa para cada um se adequar ao que mais gosta. Eu adoro o Safari por sua interface atraente e pela simplicidade, tanto que uso ele no meu PC. Mas o Chrome é o mais funcional e com certeza será o mais usado daqui a uns anos, assim como o Safari e o Opera. E será que em um futuro próximo Apple e Google travarão mais uma batalha no campo dos navegadores? Só o tempo dirá. Mas o Chrome está de parabéns.
Sentido horário, em cima: Chrome, Firefox, Explorer, Opera e Safari

2 comentários:

  1. Boa noite Léo,
    Bacana essa matéria, mas temos que considerar uma coisa ao dizer que o IE é o mais utilizado já que ele já vem instalado no Ruindowns (brincadeira) e como a maioria dos usuários sequer sabem sabem o que é um navegador (chamam o "E" de internet por exemplo). O Chrome é bom por ser simples e funcional, além de ser leve, veio para o pau com o Firefox, que sem dúvida supera qualquer outro navegador no quesito scripts e complementos (greasemonkey por exemplo), porém a Mozilla ainda não superou problemas de travamento com o adobe flash, porém vem saindo atualizações quase mensais acredito quem em mais duas ou três atualizações o Firefox esteja tinindo. Quanto ao Opera tenho pouco a dizer pois da última vez que usei achei muito pesado.
    Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, cada um usa o navegador com que se sente melhor
      mas é certo que tem uns que superam os outros.. e realmente, firefox e chrome são as estrelas do momento

      Excluir